Bio

201612020261Hoje, quando todo mundo carrega consigo uma câmera e o nosso cotidiano é bombardeado de imagens, é preciso dar graças àqueles que veem o que poucos veem; que acham beleza num rosto desolado; que percebem as ironias dramáticas no cotidiano do trabalho; e que descobrem as composições que Deus coloca à nossa frente, criando pequenas narrativas pela percepção espiritual do momento, no recorte de um instante.

Luciana Melo é uma dessas pessoas que é capaz de olhar transcendendo o que se vê. E, apesar de optar pela carreira de fotógrafa há pouco tempo _ foi jornalista e produtora audiovisual _,  pela qualidade do seu dom,  sabe- se que sempre foi uma fotógrafa.


Boa parte da sua virtude como artista se deve ao caráter amoroso do seu olhar. Luciana está disponível para conhecer e ajudar com seu trabalho as pessoas e as paisagens que fotografa, revelando uma subjetividade onde não parecia haver. Os seus portraits e suas paisagens parecem nos dirigir para dentro, para a alma das coisas. São imagens que conseguem captar o espiritual do concreto com delicadeza, nos levando a uma epifania que remete à essência do que chamamos arte e que, em tempos de tanta beligerância, se faz cada vez mais necessária.

Luciana também tem uma boa experiência como fotógrafa de still em sets de cinema. São vários longas metragens, curtas e uma série para a HBO. Para quem conhece a dinâmica acelerada de um set de filmagem, quase sempre conturbado e estressante, sabe o quão fácil é se perder pelo caráter objetivo do trabalho. No entanto, seu olhar dentro de um set revela muito mais que um simples trabalho de divulgação, suas fotos são pequenos contos, narrativas de bastidores e descrições de quem opera atrás das câmeras. Ela consegue impregnar um caráter artístico e lúdico ao que muitos consideram apenas um material meramente publicitário.

Pelo caráter metafísico de seu trabalho, pela sua busca como uma artista que procura desvendar o mundo pelo olhar afetivo, Luciana Melo é umas das fotógrafas mais interessantes que conheço. Seu amadurecimento como artista acontece em uma velocidade impressionante e sem dúvida fará, na verdade já faz, a diferença entre tantos.

José Eduardo Belmonte,
Cineasta